sábado, 30 de abril de 2011

avião da viagem eterna

é raro acontecer , mas hoje aconteceu .
fui a Coimbra visitar os meus avós , pois os meus pais estavam disponíveis e fomos lá . nunca mais tinha estado com os meus avós desde a partida da minha avó , ( aquela que esteve sempre ao meu lado ) , e vi a minha avó mal , e ela começou a dizer que quando a morte se aproxima começa-se a ficar assim , cada vez mais doente e com problemas (...) . no caminho para casa vim a pensar que em breve eles também irão partir, e ... e  , e não nos conhecemos . eu não os conheço . passámos tão pouco tempo juntos , não tem nada a haver , é tudo tão diferente , não há aquele «à vontade» ... é tudo separado por centenas de quilómetros ! não estou preparada . até hoje já perdi muita gente , gente que está bem cá dentro . não estou preparada para perder mais ninguém , não quero perder mais ninguém , mas ... sei que mais tarde ou mais cedo , sejamos novos ou velhos , bons ou maus , bonitos ou feios , todos nós embarcamos no avião da viagem eterna . todos nós acabamos por embarcar nele , incluindo eu . daqui a uns anos quando der por mim , estarei dependente dos outros , precisarei de alguém que me ajude até mesmo a fazer as necessidades mais básicas , pois todos nós , a partir de uma certa idade precisamos . quando der por mim , pensarei o mesmo que pensei hoje :






«a vida é uma passagem pela terra , a construção/preparação para a viagem eterna , a vida é um pestanejar de olhos , cada dia , cada hora , cada minuto é único e até mesmo os mais marcantes nunca se voltarão a repetir , por mais que queiramos ou que gostemos. podemos fazer sempre as mesmas coisas , mas acabam sempre por serem diferentes , e com isto tudo , já lá vão 14 anos e vivo , com orgulho do passado , com proveito do presente e medo do futuro, apesar de muitos erros , orgulho-me de todas as coisas que fiz até hoje . tenham ou não sido importantes . sei que um dia ninguém se lembrará delas , ninguém se lembrará de mim , fui só mais uma que visitou isto e que contribuiu para a taxa de natalidade e mortalidade e que tal como todos os outros não importou , não marcou nem ficou , simplesmente esqueceu-se, e , se é que alguma vez foi lembrado , se não terá sido sempre insignificante ou invisivel . um dia nem eu me lembrarei de quem fui , nem de quem sou , um dia até eu me esquecerei .   »




apesar de tudo , acaba por ser triste , pois ninguém é ninguém . Deus é que manda , e quando Ele decidir pôr um ponto final no caminho de alguém , ele põe e ninguém o impede... somos todos uma cambada de fracos e insignificantes! um dia tudo acabará e ninguém , nem mesmo os que se julgam fortes , serão capazes de impedir !


*** e a vós , tio Manel , avô Joaquim e vó Maria , desejo-vos uma boa viagem, paz e a tranquilidade que mecerem! *** <3




dou-vos um conselho , aproveitem isto , pois como de certeza já viram isto não dura para sempre ! muitas das vezes só apetece desistir de tudo e de todos pois , pensamos que não vale a pena , é dificil , mas se fosse fácil era aborrecido , e pensariamos o mesmo «que não vale a pena» . valha ou não , tentem , lutem e quando for dificil , não desistam à primeira oportunidade que tiverem , insistam , persitam! lutem pelo que realmente querem , lutem pela vossa felicidade* , lutem por quem vos faz feliz , pois isto acaba a qualquer momento , em qualquer dia , hora ou minuto  , e se errarem , corrijam o vosso erro o mais depressa que poderem , pois quando perderem quem relamente amam , terão um enorme sentimento de culpa e arrependimento , como eu ...