quarta-feira, 31 de agosto de 2011

11# Carta para uma pessoa falecida com a qual gostavas de falar

 


Queria e estimada avó ,
não imaginas as saudades que tenho tuas , não imaginas o quanto eu preciso de ti , não imaginas como o teu sorriso carinhoso alegrava os meus dias , e como os teus abraços aconchegantes me confortavam !

Gostava de me ter despedido de ti , gostava de voltar a estar contigo e poder dizer-te e demonstrar o quanto te amo , o quanto realmente preciso de ti ao meu lado . Juro que nunca pensei que te amasse tanto , nunca pensei que precisasse tanto de ti , pois já estavas velhinha , e já não cuidavas de mim , pelo contrário , era eu que cuidava de ti , mas não penses que era por pena , porque não era , era uma forma de agradecimento por teres cuidado tanto de mim , como cuidaste . Mudou bastante a minha maneira de pensar em relação a ti . Penso em ti com orgulho , muito orgulho . Tu eras uma pessoa muito boa mesmo , às vezes lá me amuava contigo , mas sempre soubeste que amuada ou não eu nunca deixei de gostar de ti . Tenho a certeza que até hoje passei mais tempo ao teu lado que ao lado da minha mãe , era contigo que eu estava sempre ! E ainda hoje continuo sempre contigo e tu comigo , de outra forma , mas continuamos juntas . Também há umas das coisas que eu tenho a certeza : és uma avó babada e orgulhosa da sua neta mais velha (que sou eu) . Gostava que estivesses cá para me dizeres se estás ou não orgulhosa de mim como eu penso , mas apesar de não estares cá e de não mo dizeres , eu sinto-o .
Tem dias que me sinto mais vazia que o normal , provavelmente porque não estou muito ocupada e penso mais no assunto . Nem que percorre-se o mundo , jamais encontraria uma pessoa como tu ; és insubstituível .
Prometo-te que um dia conseguirei relembrar todos os momentos que tive ao teu lado , sem chorar ! Prometo-te que um dia conseguirei pensar em ti sem deitar uma única lágrima ! Porque sei que era isso que querias que eu fizesse , mas não esperes o faça hoje , amanhã ou daqui a 3 ou 4 meses , porque sei que não conseguirei . Daqui a muitos e muitos anos , talvez seja capaz . Sabes que por ti abdicaria de tudo , se isso significasse ter-te de novo comigo . Não há explicação possível para o afecto que existia e ainda existe , é algo demasiado forte , muito forte , que me leva ao fundo alguns dias , que me faz chorar baba e ranho , porque tu fazes-me mesmo muita falta . Acredita .
Contigo era tudo muito diferente , as tardes de verão do ano passado , não têm nada a ver com as deste ano . Podiamos estar a tarde inteira sem dizer nada , só ao som da televisão , muitos podem pensar que era aborrecido , mas não pelo contrário ; era bom , era confortante . Tu lá de vez em quando , viravas-te para mim , metias a tua mão em cima da minha , sorrias e dizias : «É netinha linda» , da forma que só tu e tu sabias dizer . E mesmo que a outra avó me diga isso , não é a mesma coisa , é diferente .

Estejas onde estiveres eu tenho a certeza de que estás bem , e que queres o meu bem e de todos nós , mas é estranho porque eu sinto aquilo que a minha irmã ou a mãe não sentem , eu sinto que preocupas-te mais comigo , que me queres ver principalmente a mim bem , que me queres proteger principalmente a mim ! É estranho eu sei , mas sinto isso . Peço-te por favor , para que nunca me deixes ! Passem os anos que passarem eu precisarei sempre de ti !
"Nada apazigua a saudade. Falta sempre um abraço" - Dânia Neto E falta , minha avó , falta mesmo .
Beijos grandes , e um grande OBRIGADA por tudo , por estes 14 anos !