quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Morte

A morte , é quando o coração bate pela última vez , é quando suspiramos e pestanejamos pela última vez . A partir daí começamos a ficar num tom branco e arroxeado, começamos a ficar frios , tão frios que horas mais tarde estamos inchados , duros , sem cor e gelados.
As causas de morte são inúmeras, mas são divididas principalmente em dois grupos: a morte rápida , quando não há tempo para fazer algo , e este tipo de mortes acontece principalmente em acidentes , e , a morte lenta , este tipo de morte é causada por doença prolongada.

Neste género de morte normalmente sofre-se imenso, é quase como se elas fossem crianças , precisam de alguém que as auxiliem em tudo , das necessidades mais básicas , às mais complexas. Eu tenho ideia de que nestes casos as pessoas esquecem-se de quem foram e de quem são, algumas delas nem o seu próprio nome conseguem dizer.
É triste a maneira como a vida acaba. Em vez de se aproveitar ao máximo não , praticamente deixam de viver , a diferença é que ainda se respira e o coração ainda bate , lentamente , mas bate .
Muitos dos idosos que têm uma doença prolongada , quando vêem os mais jovens sejam eles netos ou da sociedade em geral , sorriem ! Acho mesmo incrivel e espantoso como é que uma pessoa estando com tantos problemas tem força para sorrir , mesmo estando "drogados" , o que mais lhes apetece é gritar ! Para mim , e eu falo por experiência própria , esse sorriso dava-me força para encarar as minhas dificuldades e uma alegria extraordinária .

Desde já , quero aproveitar para referir que admiro bastante as pessoas mais velhinhas , são pessoas cujas as circunstâncias da vida as tornaram fortes , são individuos repletos de histórias e aventuras , alegrias e tristezas . Muitas destas histórias gostava de as ter ouvido , mas infelizmente o tempo não chegou . A vida  muitas das vezes troca-nos e destrói planos, e neste caso , destruiu. A morte chegou inesperadamente e como já referi , falo por experiência própria , ela só não levou uma pessoa bastante próxima de mim , como levou um grande pedaço de mim .
A morte leva muitos ao desespero, leva muitos a perceberem o quanto aquela pessoa lhes faz falta e em muitos dos casos já nem podendo fazer nada , fazem falta . É com ela que por vezes percebemos o que perdemos e o quanto realmente amamos a pessoa .
Também é aí que muitos percebem o quanto erraram, e alguns ainda se lamentam pensando e sentindo que podiam ter feito e dito mais , que podiam ter demonstado a quem partiu o quanto é importante e o quanto a amam, e ainda tendo mil e uma oportunidades para agradecer o que o individuo fez por ele ,  não o fizeram. São raros os que se arrependem disso e eu faço parte desses raros.
A morte é assim, chega inesperadamente, ela é o nosso destino mais certo , mas não o nosso fim . Eu acredito que não seja o nosso fim, todos nós continuamos a viver , só que apenas perdemos a forma corporal e passamos a ter a forma espiritual. Os que passam à forma espiritual , não deixam de proteger os seus com unhas e dentes de outra forma , é claro , mas não deixam de o fazer . Os mesmos não avançam na sua caminhada espiritual  , se os que lhe são mais próximos não estiverem encaminhados .
Além disso , eu acredito igualemente que um dia voltaremos a viver , reencarnando noutros individuos . E quem sabe que um dia não voltaremos a viver com aqueles que hoje amamos , mas com corpos e identidades diferentes . Acredito também que quando nascemos já temos o nosso destino traçado , que trazemos um prazo tal como por exemplo os iogurtes , e não só acredito nisto como ainda acredito que as pessoas em doença prolongada sentem quando chega a sua hora .
Confesso que gostava de saber como é que essas pessoas se sentem sabendo que a sua hora não tardará muito, gostava de saber como é sentir o último batimento cardiaco , o último suspiro , gostava de saber se as pessoas dizem algo ou não , se elas ainda chegam a sentir a sensação de fechar os olhos pela última vez . Um dia , eu tal como todos nós saberemos e sentiremos .
Muitos certamente não acreditam em tudo isto , mas acreditem ou não , eu acredito mesmo ! Não tenho dúvidas daquilo que escrevi e alguns até sabem que este é um assunto complicado para mim de falar , mas falei . Relatei todas as minhas crenças , gostos , arrependimentos , tipos de morte e ainda como alguns individuos se sentem .
Como todos nascemos , também todos morremos .